Cultura

Moriconi recebe segunda edição do projeto ‘Comunidade do Conto 2025’

Atividade será nesta quinta-feira (26/06), às 19 horas; evento realizado em parceria com a Secretaria de Cultura de Suzano visa fortalecer produção literária da cidade

O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro) irá receber nesta quinta-feira (26/06), às 19 horas, mais uma atividade do projeto “Comunidade do Conto 2025”. A iniciativa é realizada pela Associação Cultural Literatura no Brasil, em parceria com a Secretaria de Cultura de Suzano. O evento é aberto e gratuito para 50 pessoas.

Na primeira edição deste ano, os participantes debateram e refletiram sobre o tema “Inteligência Artificial e o Futuro da Humanidade”. Desta vez, o foco será “Mudanças Climáticas”.

A atividade incluirá uma roda de conversa mediada pelos especialistas do Instituto Agroterra na Comunidade, Daniele Camboim e Rene Ribeiro. O debate abordará questões como os impactos das mudanças climáticas no cotidiano, a preservação de biomas brasileiros e ações sustentáveis que podem ser adotadas individual ou coletivamente. Após a conversa, os participantes serão incentivados a desenvolver um conto inspirado nas reflexões do encontro que será apresentado em julho, na continuação da mesma edição.

A iniciativa, idealizada pelo escritor Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha, tem como objetivo aproximar a leitura do cotidiano, promovendo a leitura e a escrita por meio de atividades práticas como debates, leituras coletivas, e a criação de contos e poemas.

“A atividade desta quinta une dois grandes tópicos que precisamos abordar com urgência: a escrita e as mudanças climáticas. Trazer o olhar artístico e racional por meio do projeto é gratificante e enriquecedor”, afirmou Sacolinha.

Por sua vez, o secretário José Luiz Spitti destacou a importância do projeto para a valorização da cultura no município. “Levar a literatura para além dos livros, promovendo encontros, é fundamental para o fortalecimento do pensamento crítico. Parabéns ao escritor Sacolinha pela iniciativa. Convido todos a virem até o Centro Cultura Moriconi para debater esse tema tão importante e, de quebra, exercitar a arte de escrever”, finalizou o chefe da pasta

Novo encontro

A segunda edição continua em 31 de julho, também às 19 horas. Na ocasião, os 12 primeiros participantes que chegarem ao Moriconi terão a oportunidade de ler e apresentar seus contos ao público.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *