Educação

Alto Tietê celebra em dezembro talentos estudantis com evento final da OLIMC 2025

Finalistas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio se apresentam ao vivo em dança, música e teatro, com premiação especial e experiências culturais no Museu da Energia

A Olimpíada Cultural do Alto Tietê (OLIMC), projeto que teve início em maio de 2025, chega à reta final com uma programação especial em que une aprendizado, arte e celebração. O grande evento final será no dia 5 de dezembro, das 9h às 13h, no Ginásio Tuta, em Mogi das Cruzes (SP). A entrada é gratuita e promete reunir finalistas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Alto Tietê para apresentações de dança, música e teatro ao vivo diante de um júri especializado.

De acordo com Andressa Bernardes, coordenadora e organizadora da OLIMC, o projeto ofereceu aos alunos a oportunidade de vivenciar todas as etapas de um projeto cultural via edital, desde a inscrição até a seleção final. “Durante os últimos meses, os estudantes participaram de lives de lançamento, oficinas culturais online com profissionais renomados, encontros de grêmios estudantis, oficinas temáticas sobre Energia Segura, leitura de edital, visitas às escolas e canais diretos de comunicação para esclarecer dúvidas”, comenta.

O evento final contará com estrutura profissional completa, incluindo palco, coxia e camarim, permitindo que os alunos experimentem a dinâmica real de um espetáculo. Para garantir a participação de todos os finalistas, a organização disponibilizou 35 ônibus para transporte das sete regiões.

Os vencedores de cada modalidade serão premiados com troféus exclusivos criados pelo artista plástico mogiano Marcos Martins e viverão uma experiência cultural única no DAY CAMP do Museu da Energia de Salesópolis, no dia 12 de dezembro. A programação de premiação inclui transporte, visita guiada, atrações de lazer com DJ e brinquedos, além de almoço com produtos agrícolas locais, promovendo integração e valorização da cultura regional.

A realização da OLIMC integra o Plano Anual de Atividades da Rede de Museus da Energia 2025, da Fundação de Energia e Saneamento, viabilizado com apoio da EDP, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – ProAC ICMS, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com o projeto nº 53320. 

Apoio institucional das Prefeituras Municipais: Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Suzano.

Todas as atualizações podem ser conferidas também pelo Instagram oficial do projeto @olimcoficial ou pelo Facebook: facebook.com/olimcoficial.

Serviço – Evento final da Olimpíada Cultural do Alto Tietê (OLIMC)

Data: 5 de dezembro

Horário: 9h às 13h

Local: Ginásio Tuta – Rua Prof. Ismael Alves dos Santos, 560 – Vila Mogilar, Mogi das Cruzes – SP 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Instituída em 1998 para preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio histórico dos setores que lhe deram origem, a Fundação Energia e Saneamento (FES) iniciou o reposicionamento de suas ações a partir de 2024, visando contribuir, como  Organização Social de Cultura (OS) e Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), cada vez mais estrategicamente para a construção de sociedades sustentáveis, a partir da  preservação, pesquisa e difusão do patrimônio histórico-cultural dos setores de energia e saneamento; de programas culturais, educativos e socioambientais e da pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras. A FES possui unidades em sete municípios paulistas: a rede de Museus da Energia de São Paulo, Itu e Salesópolis, as Usinas-Parques (pequenas centrais de geração de energia) em Brotas, Rio Claro e Santa Rita do Passa Quatro e o Edifício do Acervo Histórico em Jundiaí, que abriga um acervo composto de mais de 260 mil fotografias, 10 mil plantas e desenhos técnicos, uma reserva técnica com mais de quatro mil objetos museológicos e 1.600 metros lineares de documentos arquivísticos, além de uma biblioteca especializada em energia com mais de 50 mil volumes.     

Site: https://www.energiaesaneamento.org.br/

Instagram: @museudaenergia 

Facebook: Museu da Energia

YouTube: Museu da Energia

Sobre a EDP South America 

O grupo EDP está presente em quatro regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP é reconhecida como uma das empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul, a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2025, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *