Saúde

Em Mogi, Consultório na Rua leva serviços de saúde ao Festival de Culturas Pretas, neste sábado (15/11).

O Consultório na Rua, serviço da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar de Mogi das Cruzes, participará neste sábado (15/11) da programação do Festival de Culturas Pretas 2025, com a oferta de testes rápidos gratuitos de HIV, sífilis e hepatites, além de aferição de pressão arterial e de glicemia capilar. A ação acontecerá das 9 horas às 17 horas, no Largo do Rosário, na região central da cidade, e é aberta a toda a população.

O festival integra o calendário municipal de valorização do Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20, e ao longo de todo o mês promove uma série de atividades gratuitas, como rodas de conversa, palestras, shows, apresentações culturais, exposições, feiras, ações de conscientização, caminhadas e homenagens à população negra e às tradições da cultura afro.

Durante a ação deste sábado, a equipe do Consultório na Rua – serviço itinerante voltado à promoção da saúde das pessoas em situação de rua – estará disponível para atender não apenas esse público, mas qualquer pessoa interessada em realizar os testes rápidos. Serão oferecidas ainda orientações de saúde e atendimentos gerais, reforçando o compromisso da Prefeitura em ampliar o acesso aos serviços públicos.

A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, destaca a importância da iniciativa. “Participar do Festival de Culturas Pretas é uma oportunidade de aproximação com a população, levando cuidado, prevenção e informação para além dos equipamentos de saúde. Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso aos testes e ao acolhimento, reforçando o compromisso com a promoção da saúde”, afirma.

O Consultório na Rua atua em Mogi das Cruzes de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h, na Praça Oswaldo Cruz, no centro. Nas segundas e quartas sextas-feiras de cada mês, o atendimento ocorre em frente ao Centro POP (rua José Benedito Braga, 496, Mogilar). O serviço também atende pelo WhatsApp: (11) 93717-4615.

As equipes do Consultório na Rua compõem a Política Nacional de Atenção Básica e integram a Rede de Atenção Psicossocial. O trabalho amplia o acesso das pessoas em situação de rua aos serviços de saúde e à rede intersetorial, promovendo ações como consultas, orientação em saúde, assistência integral à mulher, ao homem e ao idoso, vacinação, curativos, medicação, inserção de contraceptivos de longa duração (como o implante subdérmico de etonogestrel – Implanon), busca ativa de sintomáticos respiratórios para tuberculose, entre outros procedimentos – tudo realizado em um ônibus/consultório totalmente equipado.

A programação completa do Festival de Culturas Pretas 2025 pode ser consultada no site da Prefeitura Municipal (www.mogidascruzes.sp.gov.br).

Voltar

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *