Iniciativa da empresa, em parceria com o Sebrae, vai capacitar cerca de 60 mulheres com cursos de autoconhecimento e empreendedorismo
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, Déborah Raffoul Ishi, participou nesta quinta-feira (10/10) do lançamento do projeto “Desenvolve Mulheres”, realizado na unidade da Clariant de Suzano, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa tem como objetivo oferecer cursos de capacitação e desenvolvimento pessoal voltados ao público feminino que integra entidades parceiras, fortalecendo o protagonismo das mulheres na cidade e ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
A ação, que conta com apoio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), é voltada a 60 mulheres e tem duração de seis meses, com uma metodologia distribuída em etapas: primeiro o acolhimento e o autoconhecimento, e depois a formação em empreendedorismo e gestão de negócios. Ao final, as participantes receberão certificação, custeada pela Fundação Clariant.
Durante o evento, Déborah destacou a importância da iniciativa como um reforço às políticas públicas e programas sociais voltados à capacitação feminina já desenvolvidos no município. “Eu fiz muitos cursos do Sebrae e sei o quanto eles podem ajudar. O ‘Desenvolve Mulheres’ é mais uma oportunidade para que nossas suzanenses ampliem seus horizontes e descubram novas formas de gerar renda e realizar sonhos. Esse tipo de parceria é fundamental, pois soma esforços do setor privado, do Poder Público e da sociedade civil em prol do empoderamento e da valorização das mulheres”, afirmou.
A primeira edição do projeto reúne diversas entidades que atuam em Suzano, entre elas o Instituto Olhar do Futuro e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (Indes). Algumas integram o Conselho Comunitário Consultivo, grupo que aproxima empresas, entidades e o Poder Público na construção de iniciativas de impacto social na cidade.
O curso vem para complementar ações de formação e fortalecimento feminino que já são destaque na cidade, principalmente aquelas conduzidas pelo Saspe, que tem ampliado o número de oficinas, palestras e cursos voltados à autonomia financeira das mulheres. Os encontros serão descentralizados nas sedes do Olhar do Futuro e do Indes, além de reunir algumas ações na própria Clariant, quando o módulo necessitar.
Além da primeira-dama, participaram do lançamento a gerente regional do Sebrae, Gilvanda Figueirôa; a gestora regional de Empreendedorismo Feminino, Roseli Lima; e a gestora regional de Conexões Corporativas, Daniella Lima, que conduziram uma palestra inspiradora sobre empoderamento e liderança feminina. O evento contou ainda com a presença do diretor da Fábrica da Clariant, José Luis Arranz, e da analista de Responsabilidade Social da empresa, Samira Rosa.
Para Déborah, projetos como este refletem o espírito de colaboração que Suzano vem cultivando. “Quando instituições, empresas e o Poder Público se unem em prol de uma causa tão nobre como a valorização da mulher, todos ganham: as famílias, a cidade e a sociedade como um todo. É motivo de grande alegria ver tantas mulheres acreditando em si mesmas e buscando um futuro melhor”, concluiu.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano