Alunas de Ecogastronomia de Itaquá se destacam no 4º Fórum de Bioeconomia & Sustentabilidade
Evento contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e marcou a conclusão da primeira turma do curso
As alunas do curso de Ecogastronomia do projeto Jardins Comestíveis de Itaquaquecetuba foram destaque no 4º Fórum de Bioeconomia & Sustentabilidade CCIFB, realizado na quinta-feira (28) na Biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Elas foram responsáveis pelo preparo do coffee break e do almoço do evento, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre aproveitamento integral dos alimentos, alimentação saudável e práticas sustentáveis.

A secretária de Meio Ambiente, Yasmim Zampieri, também esteve presente. “Nossas quatro alunas selecionadas mostraram que é possível aliar conhecimento técnico, consciência ambiental e talento. O Jardins Comestíveis é uma semente que já começa a dar frutos, formando cidadãos mais engajados e comprometidos com um futuro sustentável”, afirmou a secretária.

O projeto em questão transformou o Parque Ecológico Mario do Canto, em Itaquaquecetuba, em um território vivo de aprendizado e regeneração, e celebrou também o encerramento da primeira turma do curso de Ecogastronomia, com 30 alunos formados. A iniciativa une sustentabilidade, alimentação saudável e protagonismo comunitário, mostrando como a educação ambiental pode impactar a vida das pessoas e transformar territórios.
“Esse projeto prova que quando o poder público, a sociedade civil e parceiros se unem, conseguimos transformar realidades. Ver nossas alunas brilhando em um evento tão importante nos enche de orgulho e reforça que Itaquaquecetuba está no caminho certo”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Durante o fórum, o projeto desenvolvido no município foi apresentado a centenas de participantes do Brasil e de outros países. “Esse momento simboliza novas perspectivas de vida para cada aluna e um avanço coletivo. O empenho delas mostra que iniciativas sociais podem gerar impacto real quando encontram apoio e oportunidade”, finalizou o diretor executivo da ONG Dia da Terra Brasil, Mozart Mesquita.

O curso de Ecogastronomia contou com patrocínio do Instituto Bia Rabinovich e faz parte do projeto Jardins Comestíveis, uma iniciativa da ONG Dia da Terra Brasil, com patrocínio da EDP, realização da Brazimage e apoio do governo estadual, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além da Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação.
Fotos: Aline Sabino