Equipe supera rival com placar elástico de 93 a 59 e se mantém firme na disputa para chegar entre os cinco primeiros colocados; Cláudio Dul foi o nome do jogo
O Complexo Poliesportivo Dr. Paulo Portela, o Portelão, foi palco de uma grande vitória do basquete suzanense na noite desta quarta-feira (27/08). Pela categoria 45+ Super Sênior do Campeonato Paulista de Basquete 2025, a equipe Adat Suzano enfrentou o Palmeiras e saiu de quadra com um triunfo expressivo: 93 a 59.
O jogo, organizado pela União das Associações dos Veteranos de Basquete do Estado de São Paulo (UVB), mostrou o domínio da equipe da casa, que liderou o placar em praticamente todos os momentos da partida. Com desempenho consistente, o time de Suzano construiu a vitória de forma sólida: 21 a 15 no primeiro quarto, 43 a 33 no segundo, 68 a 50 no terceiro e a vitória sacramentada em 93 a 59 no último período.
O cestinha da noite foi Cláudio Dul, que marcou 36 pontos e foi o grande destaque individual. “Foi um jogo bom para nós e conquistamos um bom resultado em casa. Estamos entre os oito melhores para tentar disputar a Série Prata”, disse o atleta.
A vitória teve ainda um sabor a mais para o atleta, que enfrentou no final do ano passado um grave problema de saúde. “Tive um infarto em novembro, mas consegui vencer esse problema graças ao atendimento médico que recebi e ao basquete. Os médicos me explicaram que, se eu não praticasse esporte, eu não teria sobrevivido”, atestou o veterano.
A partida também contou com a presença de um nome respeitado da arbitragem brasileira: Jacob Barreto, árbitro com experiência no Novo Basquete Brasil (NBB) e em competições internacionais. Ele destacou o quanto a categoria de veteranos tem importância em sua trajetória.
“Para mim, apitar o veterano me faz bem. Você vê coisas de pessoas que jogaram profissionalmente, é uma coisa espetacular estar aqui apitando essa categoria. O basquete me colocou aqui, é um dom que Deus me deu”, relatou.
O próximo desafio será na próxima quarta-feira (03/09), às 22h15, contra o Underdogs, na capital paulista. O campeonato é em formato de pontos corridos, em fase única. Atualmente, Suzano ocupa a 8ª colocação, com cinco vitórias em dez jogos e 15 pontos conquistados. A meta é subir posições e brigar por uma vaga entre os cinco primeiros.
O presidente do Conselho Municipal de Desportos (CMD) e assessor estratégico da Secretaria de Assuntos Jurídicos de Suzano, José Serafim Junior, acompanhou o confronto e enalteceu a participação da cidade. “O basquete suzanense tem uma história muito bonita e merece ser valorizado. A categoria de veteranos é a prova de que o esporte é para toda a vida. Ter o Portelão recebendo jogos desse nível mostra como o esporte é essencial para a identidade da nossa cidade”, afirmou.
Já o secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho – também presente no jogo -, ressaltou a importância do torneio e do desempenho da equipe. “Essa vitória mostra a força do esporte suzanense em todas as idades. É motivo de orgulho ver nossos atletas veteranos representando a cidade com garra e dedicação, enfrentando grandes equipes como o Palmeiras e mostrando que Suzano tem tradição e qualidade no basquete”, destacou.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano